A Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), coordenou o projeto que escolheu os Valores do Serviço Público Federal. A iniciativa foi realizada por votação, para que os próprios servidores federais de todo o Brasil escolhessem quais valores iriam orientar e balizar a cultura da Administração Pública.
Na primeira etapa do Projeto, foram recebidas mais de 33 mil contribuições. Em seguida, os valores indicados pelos servidores passaram por processos de seleção e validação, incluindo a participação de representantes do setor privado e da sociedade civil. Conheça, a seguir, os valores escolhidos.
1. ENGAJAMENTO
Comprometimento do servidor público com suas funções, traduzido em atitude de atenção, empenho e zelo, ciente do seu dever de servir ao cidadão e proteger a coisa pública.
2. INTEGRIDADE
Atuar de maneira correta, honesta, proba e com transparência, pautando-se em princípios éticos e morais.
3. IMPARCIALIDADE
Capacidade de agir sem preferências ou influências de quaisquer tipos, adotando uma conduta baseada na supremacia e indisponibilidade do interesse público.
4. GENTILEZA
Entendimento de que atitudes nobres estão em pequenos gestos de cordialidade e cortesia no tratamento e na demonstração de amor ao próximo e propagação de harmonia e felicidade.
5. JUSTIÇA
Oferecer a cada um o que seja de direito ou mérito, com equidade e igualdade, sem quaisquer distinções.
6. PROFISSIONALISMO
Realização das atividades inerentes à sua função com qualidade e de forma competente e responsável, sendo produtivo e proativo, sempre buscando o seu aperfeiçoamento.
7. VOCAÇÃO PÚBLICA
Reconhecimento de que ser servidor público, mais que um dever, é uma escolha individual de servir a um bem comum e à sociedade, com dedicação, espírito de coletividade e satisfação.